segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ninhos de merengue

Ficaram deliciosos, também, creme de confeiteiro é tudo de bom!

Para o ninho você precisa de:
03 claras de ovos
200 g de açúcar refinado

Como fazer:

Usando uma batedeira, coloque as claras na tigela e comece a bater até montarem. Coloque o açúcar aos poucos sem parar de bater e espere firmar, vá adicionando o restante do açúcar até acabar.
Utilizando uma manga (saco de confeitar), coloque o merengue e utilize um bico pitanga aberto. Aplique sobre uma assadeira baixa forrada com papel manteiga e asse por 1 hora e 20 minutos em forno  pré aquecido no minimo do seu forno. Para atingir uma temperatura ideal, deixe a porta entreaberta para que a temperatura se mantenha baixa ( utilize uma colher de pau) depois deste periodo, desligue o forno e deixe a porta um pouco mais aberta para que os ninhos sequem dentro do forno.

rende 20 unidades

Creme de confeiteiro

250 ml de leite integral
23 g de amido de milho
65 g de açúcar
5 ml de essência de baunilha
3 gemas
25 g de manteiga em temperatura ambiente


Como fazer o creme:

Bata o leite, o amido e  metade do açúcar em uma panela e acrescente a baunilha. Leve para ferver batendo continuamente (semelhante a um mingau), retire do fogo e reserve.
Em uma tigela, bata as gemas e o açúcar restante. Coloque o conteudo da panela em fio contínuo sobre a as gemas batidas sem para de bater, quando estiver misturado volte a panela e, batendo sempre, leve ao fogo quase à fervura, retire  a panela e deixe esfriar em uma tigela com água e gelo.
Quando tiver esfriado um pouco (60°C), acrescente a  manteiga em pedaços e  bata até que o creme fique macio e brilhante.

100 g de Chocolate branco

O chocolate branco é utilizado para tornar os ninhos impermeáveis, caso contrário, o creme irá dissolve-lo. Derreta o chocolate em banho maria, após esfriar, aplique com um pincel delicadamente no interior de cada ninho e espere secar.

Preencha cada ninho com o creme e decore com os morangos

Utilize morangos bem vermelhos para dar contraste, corte-os mas não totalmente e abra em leque.

Pode-se guardar sob refrigeração em potes por dois dias já montados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário